Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

365 dias

Os Palheiros da Costa Nova

 

1.JPG

 

Quando se chega à Costa Nova uma das primeiras coisas que salta à vista é o casario colorido que se estende ao longo da marginal, mesmo em frente à ria de Aveiro.

Casas pintadas com riscas vermelhas, verdes, azuis, amarelas, bem estimadas, que dão cor à marginal, localizada entre a Ria e o Oceano Atlântico e que fazem da Costa Nova um lugar de charme do nosso país.

Denominadas por Palheiros da Costa Nova, os mais antigos remontam ao séc. XIX e foram construídos pelos pescadores, com o objetivo de ali guardarem as redes e o material da pesca. Inicialmente com um piso e apenas uma divisão, rapidamente se foram adaptando às necessidades das épocas.

A segunda metade do século XIX trouxe a moda do “ir a banhos” e com isso muitos dos antigos armazéns cresceram em pisos e número de divisões destinados a acolher os que aqui queriam passar o Verão... até chegarem aos nossos dias, como casas de família e de veraneio.

 

2K5A6422.JPG

2K5A6554.JPG

5.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

2K5A7023.JPG

3.JPG

 6.jpg7.JPG

 

Um passeio que se traduziu em ruas coloridas com casas visivelmente bem cuidadas, um papagaio falante de nome Crispim que nos arrancou umas boas gargalhadas, enquanto percorríamos o passeio em calçada portuguesa, paralelo a uma marginal fantástica trilhada entre o rio e o mar…. do outro lado, a praia da Costa Nova com o seu extenso areal, o mar de águas frias e revoltas que esconde a mansidão e calmaria da ria.

 

 

Localização: A Costa Nova situa-se na linha de costa da Ria de Aveiro , no Município de Ílhavo, na Região Centro de Portugal.

Curiosidades: Anualmente, em agosto, realiza-se o Festival de Marisco da Costa Nova “Ria a Gosto”, com o objetivo de dar a conhecer o marisco e os produtos da Ria.

 

 

Instagram

1 comentário

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sobre Mim

Olá! Criei este espaço para partilhar momentos, fotografias, viagens e locais que vou conhecendo. Todas as fotos publicadas são da autoria do 365dias... espero que gostem!

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D