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365 dias

Granola

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Domingo foi dia de voltar à rotina, arrumar tralhas e preparar tudo para a semana, depois de umas mini férias de puro ócio.

Como tenho a mania da organização, gosto de programar as minhas refeições semanalmente e prepará-las o mais possível em casa, evitando assim ao máximo, alimentos processados e refeições apressadas que nos levam muitas vezes a “a comer qualquer coisa para despachar” ou o “que houver no frigorífico”.

Assim, reservo quase sempre uma parte do meu fim-de-semana para fazer esta gestão. Vou ao mercado, onde gosto de comprar os legumes e as frutas, verifico o stock de mercearia e aproveito para o repor de acordo com as necessidades da semana que se avizinha. Entre listas de compras, alinhavo aquilo que serão as minhas refeições, de forma a poupar dinheiro e muito tempo.

Começo pelos pequenos-almoços, a refeição que realmente gosto e aprendi a comer, que me dá forças e ânimo para aguentar o resto do dia.

Esta semana resolvi fazer Granola. Faço-a em quantidades razoáveis e guardo-a em frascos, bem fechada, para que a possa ir utilizando ao longo do mês. É deliciosa, no iogurte, no leite, com fruta ou até mesmo sem nada.

Não sai barata, mas garanto que as compensações ao nível de saúde e energia compensa algum dinheiro que possamos gastar com ela.

É verdade que há uma enorme variedade de produtos nas prateleiras do supermercado, que saem mais em conta, mas deixo-vos a certeza que nada se compara ao cheirinho que nos invade a casa ao prepara-la, ao gozo que temos ao saber o que estamos a comer e ao prazer que tiramos do sabor maravilhoso que tem.

A receita é feita meio a olho, conforme o que me apetece no momento e tenho vindo a afina-la de cada vez que a faço.

 

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Deixo-vos aqui, a receita que fiz desta vez e que corresponde às fotografias do post.

O que usei:

  • Aveia
  • Amêndoas
  • Nozes
  • Avelãs
  • Sementes de Girassol
  • Sementes de Sésamo
  • Sementes de Abóbora
  • Sementes de Linhaça
  • Lascas de Coco
  • Banana desidratada
  • Canela (em pó e 1 pau de canela)
  • Óleo de Coco
  • Mel

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1.Partir em pedaços, mais pequenos, as amêndoas, avelãs e nozes; colocá-las juntamente com os restantes ingredientes numa taça e misturar.

 

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2. Aquecer o mel e o óleo de coco (só ate ficar morno e liquido) e envolver a mistura com uma colher de pau.

3. Levar ao forno a 180º, num tabuleiro forrado com papel vegetal.

4. Vigiar cuidadosamente, mexendo de vez em quando, para tostar uniformemente e evitar queimar.

5. Quando estiver dourada retirar do forno e deixar arrefecer.

6. No final coloquei as lascas de coco e a banana desidratada.

 

Basicamente podem escolher os frutos e sementes que mais gostam e fazer a vossa própria mistura. Há quem coloque também bagas de goji, passas ou frutas cristalizadas. Eu prefiro com os que fiz e se me apetecer, na altura, misturo fruta fresca, mas é tudo uma questão de gosto.

 

Ultima ressalva, comer com moderação (o que às vezes é difícil), porque apesar de saudável esta receita é calórica.

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Just Make It… with Love

 

 

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Olá! Criei este espaço para partilhar momentos, fotografias, viagens e locais que vou conhecendo. Todas as fotos publicadas são da autoria do 365dias... espero que gostem!

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