Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

365 dias

5 Praias Fantásticas no Algarve

Algarve Carvalho praias 365.jpg

 

Este ano as férias foram no Algarve. Oito dias maravilhosos, calor, praias de fazer cortar a respiração e água com temperaturas amenas.

Se para muitas pessoas, o mês de agosto não é a melhor altura para tirar férias, para outras é por vezes a sua única opção. Se a ideia for ir para o Algarve, a situação ainda se agrava mais, já que este é o destino de eleição de muitos portugueses e estrangeiros, que durante este mês rumam ao sul de Portugal, em busca de diversão, praias paradisíacas, águas cristalinas, areias finas e muito calor.

As férias pagam-se a peso de ouro e nem sempre se consegue encontrar a qualidade e tranquilidade desejada.

Junho e setembro parecem ser os melhores meses, mas eu faço parte do clube dos que só podem tirar férias em agosto e mesmo sabendo que durante este mês o país está a rebentar pelas costuras com tanto turista nacional e estrangeiro, não tenho outro remédio senão resignar-me e aproveitar ao máximo a situação.

Se não tiverem outra hipótese, façam como eu e vão na mesma. Compensem em mergulhos salgados e dias de papo para o ar a equilibrar os níveis de vitamina D.

Não deixem de visitar estas 5 praias fantásticas. Há muitas mais, mas estas foram as escolhas deste ano.

 

Praia da Marinha

Algarve praias Marinha 365.jpg

 

Não me canso de dizer que esta praia é linda. Das mais bonitas que conheci até hoje.

Está situada no sitio da Caramujeira, no concelho de Lagoa, mesmo ao lado da praia de Benagil e a sua famosa gruta (que já foi eleita uma das mais belas do mundo).

O acesso é feito por uma longa escadaria, tem nadador salvador e bar/restaurante com esplanada.

Como estávamos em agosto, a praia estava um pouco cheia, mas mesmo assim, houve espaço para estender as toalhas e alguma área de manobra. A água é cristalina, em tons de verde e azul turquesa, excelente para os adeptos de snorkeling.

Numa das extremidades da praia existe uma passagem, por uma pequena gruta, para outra praia mais pequena.

Antes de descerem, percorram o miradouro no cimo da falésia, de onde se obtém uma vista panorâmica, simplesmente fantástica.

O Guia Michelin colocou-a entre as 100 mais belas praias do mundo. Em 2015, o European Best Destinations/ EDEN European Destinations of Excellence, classificou-a como um dos melhores destinos da Europa. Foi ainda considerada como uma das 10 mais belas praias da Europa.

 

Praia do Carvalho

1DSCF8138.jpg

 

Mais uma praia deslumbrante. Uma das minhas preferidas.

Talvez por estar mais afastada dos centros urbanos, não ser vigiada e não ter infraestruturas de apoio, esta praia tinha menos pessoas que as outras.

Está localizada no Carvoeiro, concelho de Lagoa, próxima da praia da Marinha e de Benagil.

O acesso é feito por um túnel escavado na falésia, com uma escadaria esculpida na rocha que nos leva até ao areal.

Para além do acesso ser feito pelo interior da falésia, esta praia apresenta outra curiosidade, que faz dela uma das praias mais exóticas de Portugal. Numa das falésias existem umas galerias, escavadas no afloramento, cujo acesso é feito por umas escadinhas esculpidas na rocha. É daqui de cima, que os mais aventureiros e corajosas mergulham nas águas transparentes e límpidas, a cerca de 6 metros de altura.

 O areal tem a forma de uma concha e é totalmente rodeado pelas falésias. Por momentos, julguei que tinha voltado às baleares pois o cenário era muito parecido.

 

Praia da Rocha Baixinha

Algarve rocha baixinha 365.jpg

 

Também conhecida por Praia dos Tomates, está localizada no concelho de Albufeira, muito próxima da marina de Vilamoura.

O areal estende-se ao longo de 5,5 km, abrangendo também a praia da falésia e a de vilamoura. Umas são a continuação das outras.

É optima para famílias e crianças pequenas. Há espaço de sobra para estender a toalha e para as brincadeiras dos mais pequenos, mesmo no mês de agosto.

É vigiada, tem bons acessos, parque de estacionamento, duches, bar/restaurante com esplanada, local para chapéus de sol e toldos.

Por estar mesmo ao lado de casa, esta foi a praia onde fui mais vezes.

 

Praia do Camilo

Algarve camilo lagos 365.jpg

 

Maravilhosa, mas muito pequena, principalmente no mês de agosto.

Localizada entre a cidade de Lagos e a Ponta da Piedade, está encaixada entre falésias íngremes. O acesso é feito por uma longa escadaria, em madeira, com cerca de 200 degraus.

Tem bandeira azul e é vigiada. No topo da falésia existe um bar/restaurante, cujas especialidades são o peixe e o marisco.... e a vista claro!

Foi classificada pelo TripAdvisor como uma das praias “maravilhosamente únicas”, ocupando o 2º lugar no ranking mundial, ao lado de outros paraísos naturais das Caraíbas, EUA e Europa.

Por ter um areal pequeno, a praia enche facilmente.... certifiquem-se que têm espaço lá em baixo ou arriscam-se a uma verdadeira aula de fitness, composta por um desce e sobe de 400 degraus.

 

Praia do Castelo

Algarve praias castelo 365dias.jpg

 

É uma pequena praia, localizada no concelho de Albufeira. Por estar mais distante do centro urbano a praia atrai menos pessoas.

O acesso é fácil, tem local para estacionar (não ordenado), bar/restaurante com esplanada, WC e nadador-salvador durante a época balnear. Existe também uma zona de toldos.

O pequeno areal está rodeado de arribas instáveis, pelo que se aconselha alguma distância das mesmas – aliás uma situação que se verifica na maior parte das praias que visitei.

As arribas que rodeiam a praia formam pequenos recantos e enseadas, prontos a serem explorados. O nome da praia deriva de uma formação rochosa, situada no extremo leste da praia, que faz lembrar as ameias de um castelo.

 

As férias parecem sempre tão curtas. Retomei a casa de baterias carregadas e capaz de enfrentar o mundo. 

Vamos ver quanto tempo duram :)

Para o ano há mais!

 

Algarve.jpg

 

Instagram

4 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sobre Mim

Olá! Criei este espaço para partilhar momentos, fotografias, viagens e locais que vou conhecendo. Todas as fotos publicadas são da autoria do 365dias... espero que gostem!

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D